No cenário do setor arrozeiro, a Abertura da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, que chega à sua 34ª edição e ocorre de 21 a 23 de fevereiro na Estação Experimental Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão, é marcada por uma série de discussões relevantes que compõem a programação. Entre estes eventos que ocorrem dentro da abertura, um que se destaca é o seminário Duas Safras, que será realizado pela manhã no dia 23 de fevereiro no auditório Frederico Costa.
O superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) RS, Eduardo Condorelli, reforça que o evento, com a parceria de diversas outras entidades do setor, como a Embrapa, a Farsul, a Federarroz e a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), tem trazido como foco fornecer tecnologias que impulsionem a intensificação do processo produtivo nas lavouras e na pecuária. “A Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, organizada pela Federarroz, com participação significativa da Embrapa, é um espaço estratégico para lançar diversas ações que certamente encontrarão no público presente a receptividade necessária para sua disseminação”, destaca.
O dirigente observa que serão discutidos temas modernos relacionados à intensificação e diversificação. “Tenhamos a certeza, os senhores produtores e produtoras que lá estarão, que no auditório Frederico Costa, na manhã da sexta-feira, dia 23 de fevereiro, poderemos discutir o que há de mais moderno no sentido da intensificação e da diversificação na busca de mais resultados para o produtor rural, principalmente se valendo daquilo que nós já temos como recurso em nossas propriedades”, frisa.
A programação será aberta pela pesquisadora da Embrapa Clima Temperado, Walkyria Bueno Scivittaro, falando sobre a Dinâmica do nitrogênio em terras baixas e a influência do manejo da adubação nos cultivos. Na sequência será a vez do também pesquisador da Embrapa Clima Temperado, André Andres, abordar o assunto Ferramentas para manejos de plantas daninhas em sistemas agrícolas. Logo após, o tema será Manejo do milho em várzea, com o representante comercial da Pioneer Sementes, Fábio Freitas.
Seguindo pela manhã, Julio Cattoni e Jussara Stinghen, da Farmer Up, de Tubarão (SC), apresentam o painel Cultivo de cereais de inverno em terras baixas: alternativa rentável em sistemas de rotação. Fechando o turno, a vez será de Emerson Rosa Peres, da Fazenda São José, de Camaquã, abordar o tema Estabilidade produtiva com sulco camalhão.
Deixe seu comentário